O que é CRM? Quais as vantagens e mais

O que é CRM? Como pode beneficiar sua empresa, indiferente do formato e segmento? Essas e mais questões serão abordadas neste texto. Confira na íntegra!

Imagine como seria para você poder gerenciar todos os processos do seu negócio apenas com cliques.

Pense como seria mais simples e fácil manter a disposição, em tempo integral, informações financeiras, processos de venda, ações de marketing, mas especialmente estreitar o caminho até cada cliente.

Pois, tudo isso e mais uma infinidade de possibilidades você tem com o CRM.  Então leia e descubra!

O que é CRM?

Em síntese, é pura inovação em forma de plataforma, possível através de um software, com tecnologia pensada para gerenciamento de informações pertinentes ao relacionamento do seu negócio com o cliente.

No entanto, uma plataforma, software CRM, ou Customer Relationship Management, tem como foco principal promover ao cliente uma experiência realmente única.

Graças a sua dinâmica, essa ferramenta pode unificar todas as informações coletadas de cada cliente, individualizando-as e usando-as para formar seu histórico de relacionamento.

Sendo assim, o CRM permite conexões rápidas e instantâneas.

Além disso, é didático, com alto nível de acessibilidade e ainda um simplificador de tarefas, que são muitas vezes repetitivas.

Agora que já sabe o que é CRM, conheça as principais vantagens.

Vantagens globais e específicas do CRM

Certamente a principal vantagem do CRM é a personalização. Afinal, ele permite que as características de cada empresa sejam consideradas durante o uso.

Justamente por isso, essa ferramenta pode ser usada na indústria, por varejistas, prestadores de serviços e é claro também é bom para você e seu negócio.

Além disso, há uma lista de outras vantagens que você deve saber além de entender o que é CRM, como, por exemplo:

  • Você pode acessar a plataforma remotamente;
  • Rapidamente tem em mãos o histórico do cliente para dar o passo seguinte em uma negociação, por exemplo;
  • Segmentações por grupos com as mesmas particularidades;
  • Análise de dados individualizados para criar campanhas específicas;
  • Todos da equipe podem acessar e colaborar simultaneamente;
  • Relatórios consistentes e a qualquer momento.

E principalmente, você terá à disposição uma das ferramentas mais conhecidas atualmente para montar um funil com todas as etapas de prospecção, acompanhamento e fechamento com o lead.

No entanto, você pode optar por um ou todos, entre os formatos de Customer Relationship Management mais utilizados, os quais são: operacional, analítico, colaborativo e estratégico.

O que é CRM dentro dessas 4 linhas de estratégias?

Lembrando que o CRM tem o foco central em proporcionar um efetivo relacionamento com seus clientes, cada estratégia tem uma singularidade.

O CRM operacional, por exemplo,  é um recurso para atender de maneira personalizada seu cliente no cotidiano, ou seja, simplifica operações no dia a dia.

Já o CRM analítico é usado para segmentar dados e informações, permitindo montar conexões humanamente inviáveis. Logo, auxilia para criar campanhas muito mais eficientes que a concorrência.

Enquanto isso, o que é CRM colaborativo pode ser respondido apenas com uma palavra: integração.

Nessa estratégia, dois ou mais setores da empresa podem compartilhar suas ações com as mesmas diretrizes e objetivos.

Sendo assim, podem alinhar o relacionamento com seu público-alvo, persona e lead, em todas as etapas de um funil de vendas.

Finalmente, no CRM estratégico, a função é unir os 3 formatos anteriores, porém, humanizando o processo e gerando insights para melhorar etapas e ações globais da empresa em espaços estratégicos.

O CRM é para entregas personalizadas e fidelização

Como última análise sobre o que é CRM, lembramos que mesmo sendo uma estratégia de vendas, o foco deve estar sempre além do (gerenciamento) trivial.

O recurso deve auxiliar para não demasiar simplesmente o produto ou serviço na entrega, mas sim, a solução para o cliente.

Em síntese, o CRM ajuda na entrega humanizada, sempre personalizada como, por exemplo, faz a Amazon, portanto, fideliza o lead.

Sendo assim, não seria justo comparar o CRM com outros sistemas de gestão, entre eles o ERP (Enterprise Resource Planning), mas sim, afirmar que ambos são imprescindíveis hoje em dia, especialmente para grandes corporações.

Enfim, vimos também que existem 4 modalidades e que podem ser usados simultaneamente, inclusive com o ERP.

Você gostou deste conteúdo? Ele lhe ajudou de alguma forma?

Então compartilhe agora e deixe mais pessoas saberem sobre a grandiosidade do CRM!

 

Mais informações? Contate-nos!

Leave a Reply